Sua empresa possui um Código de Conduta Ética? Você o conhece?
Se sua resposta foi sim e sim, parabéns. Saiba que você pode fazer parte da minoria.
O Código de Conduta Ética (ou somente código de conduta) é um documento formal, interno das empresas e organizações que estabelece as diretrizes básicas do que é aceito e do que não é aceito pela empresa. Sem esta formalização, o trabalho do Comitê de Ética fica muito difícil, pois faltará a referência para avaliar as condutas éticas. Claro que se pode e deve-se confiar no bom senso. Mas a formalização através do Código de Conduta dá mais clareza, transparência e reduz margem para interpretações.
Apesar do número crescente de empresas que o divulgam (o que é positivo, sem dúvida), ainda existe um espaço grande entre a “divulgação” e o conhecimento prático do documento. Infelizmente.
E é fácil comprovar esta lacuna.
Faça uma pesquisa informal entre os funcionários e demais públicos que se relacionam com a empresa e comprove por você mesmo…
Uma outra pista de que isso está acontecendo, é a dificuldade de encontrar o Código de Conduta Ética no site da empresa. Não só para o público externo, mas também para o público interno. Novamente, tente por você mesmo. Procure o acesso ao Código de Conduta no site da sua empresa. Se precisar navegar no site, passando por algumas páginas, ou mesmo, se for necessário mais que 3 “clicks”, atenção…
Ainda não está convencido? Escolha então, aleatoriamente, um colaborador que tenha assinado atestando que recebeu e conhece o Código de Conduta Ética e proponha a solução de algum dilema ético. Depois compare a resposta com a recomendação explicita no código. Há uma grande chance delas não se conciliariam (neste caso, uma solução para um dilema ético já seria um grande avanço, de qualquer forma).
Além da falta (ou reduzida) habilidade para discutir, entender e propor soluções para questões envolvendo a ética, onde o Código de Conduta não é divulgado, os colaboradores aprendem (instintivamente ou por experiência) que quando o assunto é “ética”, é melhor tomar cuidado. E este é um risco que não vale a pena correr.
Obviamente que um Código de Conduta Ética formal, ainda que não divulgado ou explicado, é melhor do que não ter o documento. Mas não é o ideal. E não devemos nos conformar com nada que não é o ideal. O mínimo esperado. Principalmente quando o assunto é ética.
A boa notícia é que não é difícil resolver esta questão. Organizar treinamentos iniciais e preferencialmente recorrentes a cada dois anos no mínimo para que o Código de Conduta Ética seja apresentado, discutido e explicado não demanda muito tempo, nem recursos. Uma boa solução é utilizar ajudar externa. Ou combinar recursos internos da empresa com ajuda externa.
A Insights Ética possui experiência em fornecer treinamentos e palestras sobre ética e cultura ética, incluindo o Código de Conduta Ética. Se precisar, entre em contato. Estamos à disposição para ajudar.
Por: Equipe Insights Ética e Compliance