Mas depois implementado o canal de denúncias independente, como avaliar se o mesmo está trazendo os resultados esperados?
Não existem regras fixas e válidas para toda empresa. Porém, temos alguns conceitos e parâmetros básicos que devem servir de referência e portanto, ajudar a avaliar a eficiência do canal de denúncias. Listamos a seguir estes indicadores e uma referência do como podem ser interpretados:
Dados Quantitativos:
A) Número de denúncias recebidas em relação ao número de funcionários: Pode indicar:
a. O conhecimento dos funcionários em relação ao canal de denúncias.
b. A efetividade da comunicação sobre o canal de denúncias
c. A confiança dos funcionários no tratamento das denúncias dado pela empresa
B) Número de denúncias recebidas do público externo: Pode indicar:
a. A penetração da comunicação e divulgação do canal de denúncias
C) Número de denúncias anônimas em relação ao total de denúncias. Pode indicar:
a. A confiança dos denunciantes em relação ao tratamento das denúncias e dos denunciantes, dado pela empresa
D) Número de denúncias que geram investigação (dados completos e compreensíveis). Pode indicar:
a. A efetividade e qualidade do treinamento sobre a operação do canal de denúncias
Os dados qualitativos, também devem ser considerados. Tipo de denúncia, localização geografica, etc, são indicadores importantes na avaliação do canal de denúncias.
Informações específicas relacionadas a ferramenta utilizada para capturar as denúncias também devem ser analisadas.
A) Facilidade para monitorar a conclusão da denúncia, desde seu recebimento, passando pela triagem até o encerramento;
B) Informações sobre o prazo e o situação (status) de cada denúncia
B) Facilidade para interagir com o denunciante;
D) Organização do acesso as denúncias, principalmente o número de usuários do sistema que tem acesso para consultas e para atualizar a situação (status) de cada denúncia.
A análise destes indicadores é um bom começo para avaliar a eficácia e operação do canal de denúncias.
Como em quase tudo relacionado a gestão da ética, menos é mais. De nada adianta muitas informações e métricas, se o bom senso, para interpretar estas informações e propor as ações corretas não estiverem presentes.
Uma excelente opção é buscar ajuda para avaliar seu canal de denúncias e a gestão da ética da sua empresa ou organização de maneira geral.
A equipe da Insights Ética e Compliance está a disposição para ajudar.
Por: Equipe Insights Ética e Compliance
Data: Setembro/2018