O canal de denúncias independente é a melhor ferramenta para ajudar na gestão da ética e para apoiar o programa de compliance de qualquer empresa ou organização. Creio não haver dúvidas a reste respeito.

Mas depois implementado o canal de denúncias independente, como avaliar se o mesmo está trazendo os resultados esperados?

Não existem regras fixas e válidas para toda empresa. Porém, temos alguns conceitos e parâmetros básicos que devem servir de referência e portanto, ajudar a avaliar a eficiência do canal de denúncias. Listamos a seguir estes indicadores e uma referência do como podem ser interpretados:

Dados Quantitativos:

A)  Número de denúncias recebidas em relação ao número de funcionários: Pode indicar:

a.  O conhecimento dos funcionários em relação ao canal de denúncias.

b.  A efetividade da comunicação sobre o canal de denúncias

c.  A confiança dos funcionários no tratamento das denúncias dado pela empresa

B)  Número de denúncias recebidas do público externo: Pode indicar:

a.  A penetração da comunicação e divulgação do canal de denúncias

C)  Número de denúncias anônimas em relação ao total de denúncias. Pode indicar:

a.  A confiança dos denunciantes em relação ao tratamento das denúncias e dos denunciantes, dado pela empresa

D)  Número de denúncias que geram investigação (dados completos e compreensíveis). Pode indicar:

a.  A efetividade e qualidade do treinamento sobre a operação do canal de denúncias

Os dados qualitativos, também devem ser considerados. Tipo de denúncia, localização geografica, etc,  são indicadores importantes na avaliação do canal de denúncias.

Informações específicas relacionadas a ferramenta utilizada para capturar as denúncias também devem ser analisadas.

A)  Facilidade para monitorar a conclusão da denúncia, desde seu recebimento, passando pela triagem até o encerramento;

B)  Informações sobre o prazo e o situação (status) de cada denúncia

B)  Facilidade para interagir com o denunciante;

D)  Organização do acesso as denúncias, principalmente o número de usuários do sistema que tem acesso para consultas e para atualizar a situação (status) de cada denúncia.

A análise destes indicadores é um bom começo para avaliar a eficácia e operação do canal de denúncias.

Como em quase tudo relacionado a gestão da ética, menos é mais. De nada adianta muitas informações e métricas, se o bom senso, para interpretar estas informações e propor as ações corretas não estiverem presentes.

Uma excelente opção é buscar ajuda para avaliar seu canal de denúncias e a gestão da ética da sua empresa ou organização de maneira geral.

A equipe da Insights Ética e Compliance está a disposição para ajudar.

Por: Equipe Insights Ética e Compliance

Data: Setembro/2018